quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Temos de pedir desculpas á MÃE NATUREZA o mais rápido possível...




Chuva já deixa 16 cidades de SC em estado de emergência

Guaraciaba, com 10 mil habitantes, está em estado de calamidade pública.
Mais de 15 mil pessoas tiveram a casa destruída por chuvas no estado.

Balanço da Defesa Civil divulgado por volta de meio-dia desta quarta-feira (9) mostra que já são 16 as cidades em estado de emergência em Santa Catarina por conta das fortes chuvas que atingem a região nos últimos dias.


São elas: Santa Terezinha do Progresso, São Domingos, Vargeão, Vargem Bonita, Dionísio Cerqueira, Ipuaçu, Monte Castelo, Corupá, Schroeder, Abelardo Luz, Entre Rios, Lebon Régis, Ouro Verde, Passos Maia, Rio das Antas e São Bernardino.

A cidade de Guaraciaba, a mais atingida pela chuva, está em estado de calamidade pública desde terça (8). Dados da Defesa Civil indicam que 9.100 pessoas na cidade foram atingidas pela chuva, 90% da população local, de 10 mil pessoas segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

No estado de Santa Catarina, mais de 15 mil pessoas tiveram a casa destruídas pelas chuvas. Os dados indicam que 1.153 estão desabrigadas e foram levadas para abrigos públicos; 14.532 estão desalojadas e estão em casa de parentes ou amigos e 247 foram para outra cidade.

Ao todo, foram registradas ocorrências em 48 cidades catarinenses.

A situação é mais grave em Guaraciaba, onde foram registradas quatro mortes. Entre as vítimas, estão um idoso de 94 anos e uma criança de 9 anos.

"Todos os serviços necessários estão parados", disse o major Emerson Emerim, gerente da Defesa Civil, sobre a situação em Guaraciaba. "O município está praticamente destruído."

De acordo com ele, um helicóptero deve seguir para a região, para ajudar no atendimento às vítimas do temporal, mas a visibilidade estava prejudicada no início da manhã. A aeronave deve decolar novamente no início da tarde. "Já passou a fase de socorro, estamos na fase de assistência e, depois, vamos para a reconstrução", disse ele.



Um comentário:

  1. Concordo, meu super nerd querido...Mas acho que temos também que nos redimir de alguma forma, desculpas apenas...no estágio em que as coisas andam...não sei se adiantaria!
    Precisamos colocar a 'mão na massa' para defendê-la de alguma forma!

    ResponderExcluir